EPaper

Mais de 40 moçambicanos detidos na sequência da violação colectiva em Krugersdorp

Pelo menos 43 moçambicanos foram detidos na sequência da alegada violação colectiva de oito mulheres durante um assalto à mão armada, na semana passada, na área mineira de Krugersdorp, escreve a agência LUSA, citando a porta-voz do comando nacional da Polícia SulAfricana (SAPS), Brenda Muridili.

tes”, das oito mulheres que foram estupradas, quatro eram as favoritas, tendo sido violadas pelo segundo e terceiro grupo de homens.

“Eu não sabia o que lhes dizer. O que me parte o coração é que me sinto culpada por ter sido poupada”, lamentou.

A terceira sobrevivente disse ao “The Star” que foi chamada de “magogo” pelos assaltantes. “Eles colocaram-me no carro enquanto as outras mulheres estavam a ser estupradas perto da cena do videoclipe. Quando eu estava sentada no carro, esperava apenas a minha vez porque sabia o que poderia acontecer”, contou.

Os sobreviventes disseram que se sentiram traídos pela desinformação sobre o assunto.

A activista de género Olebogeng Moemisi manifestou estar chocada com a forma como o ministro da Polícia questionou como as outras mulheres não foram estupradas.

Moemisi disse que a maneira como a Polícia está a lidar com o assunto está a provocar tensões xenófobas e dividir o país entre as linhas raciais.

“Se alguém é negro ou branco, ninguém merece ser estuprado. Não acho justo questionar por que os homens foram apenas despidos e espancados”, disse Moemisi.

PANO DE FUNDO

pt-mz

2022-08-05T07:00:00.0000000Z

2022-08-05T07:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281496460047808

O Pais