EPaper

Ténis: Associação da China indignada com decisão de WTA no caso de Peng Shuai

A Associação de Ténis da China expressou Feminino (WTA) mundial ter suspendido os torneios no país asiático, por incertezas em

Texto: O País Foto: Notícias ao Minuto

tter e do Facebook, redes sociais bloqueadas na China, a associação chinesa, que criticou a decisão da WTA, por “ser baseada em inforatleta relevante” e as “oportunidades de competir” dos atletas locais. ção. Todas as informações relacionadas com o caso de Peng, que acusou um antigo alto quadro do Partido Comunista Chinês (PCC) de abuso sexual, foram censuradas da China. Wenbin, que em conferências de a “China se opõe à politização do desporto”. diplomacia chinesa, ressaltou ainda que a tenista “apareceu” recentemente em alguns eventos públicos e que o seu caso não deve ser “politizado”. os torneios do circuito previstos para a China, na sequência do caso da tenista Peng Shuai.

A tenista, de 35 anos, revelou, no início de Novembro, ter sido abusada sexualmente pelo ex-vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli, numa publicação que foi imediatamente retirada da rede social chinesa Weibo.

Segundo Steve Simon, presidente da WTA, todos os torneios realizados pela associação na China, incluindo na região semi-autónoma de Hong Kong, foram suspensos. sos atletas podem competir (na China), enquanto Peng não poder comunicar livremente e for pressionada a contradizer as suas alegações de abuso sexual”, disse Simon. velou que manteve durante anos um caso de amor intermitente com Zhang, que ela acusou de abuso sexual da primeira vez em que estiveApesar de ter reaparecido em 21 de Novembro num restaurante na capital chinesa, de acordo com vídeos publicados pelos meios de ferência, com o presidente do Co mas Bach, a WTA levanta dúvidas quanto à liberdade da atleta.

Zhang Gaoli ocupou o cargo de vice-primeiro-ministro da China entre 2013 e 2018.

DESPORTO

pt-mz

2021-12-03T08:00:00.0000000Z

2021-12-03T08:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281642488454938

O Pais