EPaper

“Canário” voa alto e desliga energia de Songo

O Costa do Sol recebeu e venceu a União Desportiva de Songo, por duas bolas a uma, em partida de acerto do calendário, referente à 20a jornada do Moçambola 2021. Os “canarinhos” atrasaram os “hidroeléctricos” na luta pelo segundo lugar da prova

Texto: Elísio Uamusse Fotos: O País

Jogava-se pelo acerto do calendário, uma vez que na data inicialmente marcada para o embate entre Costa do Sol e União Desportiva de Songo os “hidroeléctricos” estavam na República de Congo, para a segunda mão da pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões africanos.

E porque, segundo reza o regulamento, as últimas três jornadas devem ser disputadas sem que hajam jogos em atraso, a Liga Moçambicana de Futebol agendou o acerto para esta quarta-feira.

As duas equipas mediram forças com duas partes distintas nos 90 minutos do jogo.

COSTA DO SOL A DOMINAR A PRIMEIRA PARTE

Os “canarinhos”, que vinham de uma derrota diante da Black Bulls, em partida que colocou os “touros” com uma mão na taça do Moçambola, entraram para a partida a quererem fazer valer o ditado que diz “em casa mandamos nós” e dominaram os acontecimentos desde o início.

Não surpreendeu que tivessem chegado ao primeiro golo no início do jogo, aos 10 minutos, num lance em que Valério, guarda-redes

- tência para Nelson, que na zona frontal desferre um remate quase que sem intenção, mas Valério foge da rota da bola e deixa que esta entre pelo centro da baliza.

Pensou-se que o Costa do Sol tiraria o pé do acelerador ou que a União Desportiva de Songo fosse responder ao golo sofrido, mas nada disso aconteceu. Continuou a ser a equipa a casa a pressionar, até que chegou ao segundo golo de forma natural, num belo golpe de Telinho, um verdadeiro hino ao futebol, a marcar à sua antiga equipa.

Os “canarinhos” continuaram a dominar o jogo, criando as melhores oportunidades de marcar, com - dades que mais trabalho deram ao sector defensivo do adversário.

Doutro lado Pinto Ferraz, guarda-redes que substituiu Victor Guambe na baliza canarinha, praticamente não teve trabalho, excepção a dois lances de Maxwell e Dário, que defendeu sem tremer.

SEGUNDA PARTE DO DOMÍNIO DA UD SONGO

Parecia que o campo estava inclinado para um único lado, uma vez que na segunda parte as coisas mudaram de domínio, mas não de direcção. É que a direc

ção era a mesma, mas o domínio passou a pertencer aos visitantes, principalmente após a entrada de Lau King.

O internacional moçambicano fez cinco assistências de grande nível, para Maxwell e John Banda, que foram desperdiçando, numa etapa em que Ferraz teve mais trabalho do que Valério.

Numa dessas assistências de Lau King, a bola chegou a Maxwell, que perante o guarda -redes “canarinho”, rematou para o fundo das malhas. Songo que tentou de todas formas chegar ao golo do empate, mas Ferraz era intransponível e chegou, inclusive, a contar com ajuda do travessão para evitar o empate.

O Costa do Sol terminou a vencer, somando os três pontos e dando o troco da derrota da primeira volta.

Uma vitória que coloca os “canarinhos” na sexta posição, agora com 35 pontos, na perseguição ao Ferroviário de Maputo, que soma 36 pontos. A União Desportiva de Songo atrasa-se na luta pelo se - ca para as competições africanas. Continua a seis pontos do Ferroviário da Beira, segundo q que ainda sonha com o título nacional.

DESPORTO

pt-mz

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281681143076117

O Pais