EPaper

Carlos Yum garante que Mphanda Nkuwa pronta até 2030

Texto: Inalcídio Uamusse Foto: O País

A barragem de Mphandankuwa, a ser construída no rio Zambeze, província de Tete, poderá estar operacional até 2030, segundo indicou esta quarta-feira (20), o director-geral para a implementação do projecto hidroeléctrico, Carlos Yum, depois da assinatura do acordo de cooperação entre Moçambique e o Governo da Noruega.

Para o gestor, este acordo vai ajudar na avaliação da sustentabilidade ambiental do empreendimento, uma das exigências

“Este acordo irá permitir que, nos seus trabalhos analíticos e na fase de reestruturação, todos os assuntos sociais, ambientais e de governança sigam caminhos que sejam práticas globais, que na óptica da gestão infraestrutura”, disse Yum.

Na ocasião, Yum avançou ainda que neste ano será lançado um concurso para selecção do parceiro estratégico, por forma a garantir que haja recursos para iniciar as obras de construção da barragem em 2024.

“O trabalho que estamos a fazer é para podermos produzir o - - dos actualizados indicam que os trabalhos irão durar cerca de 5 a 6 anos, o que nos faz crer que até - léctrica possa começar a produzir energia”, explicou o gestor.

Questionado sobre as razões da demora do início das obras, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) apontou a complexidade do projecto como uma das causas do início tardio da construção do empreendimento.

“Nós nunca antes tivemos um evento desta dimensão e com tantas exigências. Dos anteriores projectos não precisamos reunir tantos programas e parcerias como está a acontecer com o Mphanda Nkuwa”, referiu Pascoal Bacela, director nacional de energia no MIREME.

Mais do que isso, Bacela acrescentou que “a cautela que está a ser aplicada neste projecto vai assegurar que tenhamos um traga benefícios consideráveis às comunidades e ao país no geral”.

Por seu turno, o director da Associação Internacional de Hidroelectricidade, João Costa, vê com bons olhos o que o Governo está a fazer no sentido de assegurar a sustentabilidade ambiental deste projecto, pois ao invés de benefícios, o país pode incorrer a problemas ambientais.

“Este tipo de projectos têm sempre impactos ambientais.

Estes podem ser negativos, mas também positivos, adoptando formas de gestão do ecossistema, não só para a natureza, mas também para as comunidades que vivem perto da barragem, etc. É nosso trabalho percebermos que benefícios essas pessoas terão, com a implementação da infraestrutura”, concluiu Costa.

A construção da Barragem Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa está, neste momento, orçada em pouco mais de USD 5 biliões e vai produzir cerca de 1500 megawatts, para uso interno e fornecer às indústrias da região.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-mz

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281629603468565

O Pais