EPaper

ACNUR reconhece esforços na mitigação das necessidades alimentares entre os deslocados

Texto: Redacção Foto: O País

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) juntou-se à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e ao Programa Mundial de Alimentação (PMA) nas celebrações do Dia Mundial da Alimentação, a 16 de Outubro de 2021, sob o lema “Nossas acções são o nosso futuro”.

Segundo a ACNUR, a insegurança alimentar continua a assolar pessoas mundialmente, incluindo milhões afectadas somente em Mo - máticos, capacidades limitadas nos países em desenvolvimento, bem como a pandemia da COVID-19.

“É necessária uma acção urgente para garantir que as necessidades básicas de alimentação e nutrição das pessoas forçadas a fugir sejam atendidas. Por exemplo, dentre os 254 milhões de dólares requisitados por agências humanitárias para assistir as pessoas deslocadas em Cabo Delgado devido a ataques de grupos armados não-estatais, apenas 55% foi recebido pelas mesmas agências humanitárias, criando uma lacuna de 114 milhões de dólares”, lêse no comunicado de imprensa da ACNUR.

De acordo com a instituição, Moçambique tem, actualmente, 28,597 refugiados e requerentes de asilo distribuídos pelo país, dos quais 9,500 estão no Assentamento de Maratane, em Nampula. A ACNUR reconhece o apoio fundamental do Governo moçambicano em atender as principais necessidades dos refugiados e requerentes de asilo.

“Em 2019, o Governo da República de Moçambique disponibilizou dois mil hectares para a prática de actividades de subsistência no Assentamento de Maratane, permitindo que os refugiados exerçam actividades agrícolas e de pecuária”, disse Samuel Chakwera, representante da ACNUR em Moçambique.

Entre os deslocados, há pessoas com habilidades, experiência e motivação necessárias para aprimorarem os seus meios de subsistência e contribuírem para a economia poderia ser feito através da criação de mecanismos associados à produção de comida.

“Incluir as pessoas deslocadas à força nos sistemas alimentares leva tempo e incluí-las em actividades de agricultura e pecuária é uma das formas mais sustentáveis de fazer com que as mesmas alcancem a

SOCIEDADE

pt-mz

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281616718566677

O Pais