EPaper

COVID-19: postos de vacinação sem utentes na Cidade de Maputo

Texto: Amândio Borges Foto: O País

actividades em alguns postos de vacinação marcaram o primeiro dia da terceira fase de vacinação contra a COVID-19 na Cidade de Maputo, onde serão abrangidas mais de duzentas mil e setecentas pessoas.

Algumas pessoas chegaram ao posto de vacinação instalado no Estádio Nacional de Zimpeto às 05h da manhã, na expectativa de serem atendidas logo às 8h. Tal não aconteceu, porque os postos não iniciaram as actividades na hora prevista.

Os postos de vacinação abriram a tempo, mas sem as vacinas, e os Ana Maria é uma das pessoas que estavam à espera desde às primeiras horas do dia. “Estamos aqui à espera para que sejamos atendidos, chegámos aqui às 5horas, continuamos à espera para que nos possam dar aval para que possamos vacinar.”

O processo de vacinação iniciou perto das nove horas, quando as equipas da saúde chegaram com as vacinas. Adelaide Chemane foi uma das pessoas vacinadas e partilhou a sua expectativa sobre o processo. “É para imunizar, pois, quando contrair a COVID-19, não corro o risco de morrer.” Arlinda Ngonane, responsável pelo programa de vacinação na Cidade de Maputo, explica que o início tardio da vacinação se prende ao facto de as vacinas serem armazenadas distante do posto de vacinação. “Em relação ao atraso, sendo o primeiro dia, sempre - ção de alguns locais por parte dos utentes e a própria logística deste processo.”

O número de utentes em Zimpeto era relativamente fraco. Há ainda um longo caminho a percorrer até 3 de Novembro, data prevista - cesso de vacinação contra a COVID-19, sobretudo na disponibilização de informação em relação aos elegíveis quanto à idade.

Líder Bonifácio, de 21 anos de idade, dirigiu-se ao local de vacinação, mas não tomou a dose, porque está fora da idade elegível. “Eu não sabia, mas foi-me dito que não poderei vacinar, porque a minha idade não permite.”

A não adesão de pessoas tam - nação instalado no campo municipal do Aeroporto “B”.

SOCIEDADE

pt-mz

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281586653795605

O Pais