EPaper

Savannah Resources sai do projecto de exploração de areias pesadas em Jangamo

Com a confirmação em 2017 de mais de 4.4 biliões de toneladas de areias pesadas no distrito de Jangamo e Inharrime, província de Inhambane, diversas entidades manifestaram interesse em explorar o minério.

O Ministério dos Recursos Minerais recebeu três pedidos de licenciamento numa área total de 417 km2, tendo a de Jangamo 118.08 quilómetros quadrados, a de Dongane/Ravene 161.26 quilómetros quadrados e a de Chilubane 137.98 quilómetros quadrados e parte destas áreas chegava até ao mar.

Poucos anos depois da Joint Venture entre a Savannah Resorces plc e Rio Tinto, as duas empresas anunciaram, esta segunda-feira, que concordam em cancelar amigavelmente

Pelo fim da parceria, a Savannah recebeu 9,5 milhões de dólares da empresa Rio Tinto.

“Tem o prazer de anunciar que, na sequência da conclusão da revisão estratégica das suas operações de areias pesadas em Moçambique, concordamos em sair do Acordo de Consórcio com a Rio Tinto (originalmente anunciado a 11 de Outubro 2016) com efeito imediato”, lêse num comunicado publicado no site da empresa.

A Savannah sairá também dos seus activos remanescentes em Moçambique.

A Rio Tinto pagou 9,5 milhões de dólares norte-americanos em dinheiro, a título de Compensação de Rescisão principalmente à Savannah’s na totalidade, a subsidiária do Reino Unido em relação à cessação do Acordo de Consórcio e à transferência do equipa da Savannah no país para a Rio Tinto.

As compensações de rescisão, no valor de 9,5 milhões de dólares, equivalentes a 0,42% por acção na Savannah, significa que a Rio Tinto assumirá plena responsabilidade pelo projecto Mutamba, nomeadamente concessões mineiras 9228 C e 9229 C, e Aplicação de Concessão Mineira 9230 C “Mutamba” com a intenção de progredir o seu desenvolvimento.

Com este acordo, a Savannah iniciará imediatamente o processo de desinvestimento dos seus interesses residuais em Moçambique, principalmente Matilda Minerals Lda e Concessão Mineira 9735 C.

Ainda segundo o referido comunicado, esta decisão surge da necessidade de direccionar todos os seus recursos em dinheiro e de tempo de gestão no seu projecto de Lítio Barroso em Portugal, que é o depósito mais significativo de Spodumene Lithium na Europa.

“As receitas da Transacção estarão comprometidas com o desenvolvimento do porta-estandarte Barroso Projecto Lithium, com o qual a Savannah está firmemente empenhada em planear e entregar uma responsável operação, o que aumenta o bem-estar das comunidades locais”, lê-se no referido comunicado.

David Archer, director executivo principal da Savannah, comentou que a Savannah se orgulha das suas realizações em Moçambique, onde tem operado com sucesso o Mutamba Joint Venture desde 2016.

Estimativa de Recursos Minerais Indicados e Inferidos de 4,4Bt a 3,9% THM (total de minerais pesados) por que combina os dados históricos da Rio Tinto e o nosso próprio trabalho de exploração (anunciado em 27 de Março de 2017), e a concessão com êxito de três contratos de arrendamento mineiro por 25 anos e um contrato de arrendamento mineiro pendente.

“Savannah está também particularmente orgulhosa dos extensos programas de envolvimento comunitário que tem empreendido, que abrangeram infra-estruturas, agricultura, comércio, educação e saúde pública.

O dirigente acrescentou ainda que a empresa acredita no potencial de Mutamba como um bem de classe mundial e está confiante de que a Rio Tinto está bem colocada para o progresso do seu desenvolvimento em benefício das comunidades locais e de Moçambique.

Económico

en

2021-12-03T08:00:00.0000000Z

2021-12-03T08:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281625308585642

O Pais