EPaper

Economia Azul em África: BAD explora o potencial das energias renováveis off-shore do continente

Redacção O País

O Centro Africano de Recursos Naturais do

Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Fundo de Energia Sustentável para África acolheram o primeiro de uma série de webinars, discutindo o potencial da economia azul de África.

Owebinar, realizado a 23 de Novembro, centrou-se em torno de um estudo sobre o potencial das energias renováveis offshore em África, encomendado pelo Centro Africano de Recursos Naturais como parte de uma série para informar a formulação de políticas, planeamento e investimento em estratégias de economia azul em África. Os resultados foram apresentados por Linus Hammar da Octopus Ink Research & Analysis, Suécia.

A audiência foi tratada com uma análise do potencial das energias renováveis offshore que a África possui, começando com uma visão geral dos países costeiros e insulares e perspectivas de

comercial.

De acordo com Leontine Kanziemo, Conselheira de Gestão de Recursos Naturais do Centro Africano de Recursos Naturais, “As energias renováveis offshore podem apoiar consideravelmente a expansão da capacidade das energias renováveis, para os países costeiros e insulares, ao mesmo tempo que ajudam a baixar os custos energéticos associados à importação de combustíveis fósseis”.

Olivier Ceberio, Director de Operações da Resolute Marine

Energy, e Philippe Ong Seng, Director Executivo da Urban Cooling Ltd, apresentaram estudos de caso de projectos de energia offshore apoiados pelo Fundo de Energia Sustentável para África.

De acordo com Ong Seng, que apresentou o projecto Mauritius Deep Ocean Water Applications, os países costeiros em África e os pequenos estados insulares em desenvolvimento têm valiosa energia fria renovável, fiável e sustentável, armazenada em águas marinhas profundas, que pode ser explorada comercialmente e utilizada para ar condicionado.

“Instituições financeiras como o Banco Africano de Desenvolvimento e outros fundos de energia verde deveriam trabalhar com as autoridades em África e os pequenos estados insulares em desenvolvimento para mobilizar financiamentos concessionais para implementar projectos de ar condicionado de água do mar nos seus esforços de mitigação e adaptação para combater os efeitos adversos das alterações climáticas e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis”, afirmou.

Dan Grech, Director da Global OTEC Resources Ltd, apresentou o projecto de Conversão de Energia Térmica Oceânica em São Tomé e Príncipe. Disse ele: “Na Global OTEC, a nossa visão é que as pequenas ilhas sirvam como um mercado de entrada vital para a retirada de risco de instalações de OTEC de menor escala, reunindo dados operacionais e mostrando aos financiadores e seguradoras um historial, o que permitirá a expansão em massa através dos países costeiros de todo o mundo”.

João Duarte Cunha, Gestor da Divisão de Energias Renováveis do Banco Africano de Desenvolvimento e Chefe do Fundo de Energia Sustentável para África, enfatizou a necessidade de levar os projectos-piloto até à bancabilidade e às operações comerciais. Sublinhou o papel das instituições de desenvolvimento e de financiamento climático no fornecimento do capital necessário para apoiar as implantações iniciais e alcançar a escala.

O Fundo de Energia Sustentável para África é um fundo especial multi-doadores que visa promover o investimento do sector privado em energia sustentável, em conformidade com o New Deal on Energy for Africa and Sustainable Development Goal 7 do Banco, relativo ao acesso universal à energia.

O Centro Africano de Recursos Naturais gera conhecimentos de alta qualidade e participa no diálogo político. Também presta apoio técnico aos países membros regionais no planeamento, investimento e governação dos recursos naturais, com ênfase na terra, florestas, pescas, água, petróleo, gás e minerais.

Breves

en

2021-12-03T08:00:00.0000000Z

2021-12-03T08:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281608128716458

O Pais