EPaper

FNB Moçambique destaca papel da OCAM no posicionamento dos associados no acompanhamento da 4ª Revolução Indus

Massinga falava esta terça-feira (30 de Novembro), no decurso de um seminário virtual que teve como tema “Como Implementar uma Pesquisa de Mercado de Exportação?”

No entender de Massinga, o actual panorama de mercado global impõe muitos desafios para as PME nacionais.

“A pesquisa e colocação dos produtos das nossas empresas, nos mercados certos são a fórmula adequada de assegurar a sobrevivência e prosperidade dos nossos negócios e, consequentemente, a competitividade da nossa economia”, disse Massinga.

O Presidente da CCM acrescentou a certificação da qualidade de produtos como um dos elementos fundamentais para o aprimoramento das técnicas de pesquisa de mercado. No entanto, com vista a tornar a CCM como elo para o estabelecimento de pontes entre os produtores nacionais e o mercado europeu, Massinga entende que é preciso garantir maior fluidez de diálogo interno e externo.

“Assumimos o compromisso de promover diversos memorandos de entendimento com as nossas congéneres europeias, e outras, para servirmos de veículos de ligação e promoção de acordos comerciais que beneficiem os nossos produtores. Queremos que a Câmara de Comércio seja também fonte de informação do potencial nacional para importadores europeus. Renovamos o nosso compromisso em servir o mercado nacional, em prol da internacionalização das nossas marcas, produtos e serviços”, frisou.

O evento de um dia foi organizado pelo UNIDO, através do projecto PROMOVE e da Câmara de Comércio de Moçambique.

O FNB Moçambique juntouse à 6ª edição do Congresso Africano de Contabilistas 2021 como Patrocinador Bronze. Promovido pela Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) e a Federação Pan-Africana de Contabilistas (PAFA), o evento teve lugar nos dias 24 a 26 de Novembro de 2021, presencialmente, no Centro Internacional de Convenções Joaquim Chissano, Maputo e virtualmente, com recurso a uma plataforma interactiva.

“Com a constante evolução do panorama nas áreas das finanças e contabilidade, e tendo em conta as particularidades dos relatórios financeiros transversais ao continente africano, é revigorante presenciar a forma como a OCAM se tem adaptado a estas mudanças, garantindo o posicionamento dos seus associados para o acompanhamento da 4ª Revolução Industrial”, disse Jacinto Delgado, o director financeiro do FNB Moçambique.

O ACOA 2021 é um evento internacional que reúne contabilistas profissionais e líderes empresariais do continente africano, e não só, sob o tema “Abraçando a 4ª Revolução Industrial”, esta é a primeira conferência híbrida da Ordem de Contabilistas, e contou com participação aproximada de 1500 delegados.

Os participantes juntaram-se ao diálogo em torno do papel dos profissionais da contabilidade e finanças em alavancar a temática da 4ª Revolução Industrial (4IR) no sentido de aumentar o impacto positivo que as organizações podem ter na vida das pessoas, do planeta, da rentabilidade e, em última análise, para a prosperidade em geral.

Houve, ainda, lugar para discussões sobre o impacto que a Inteligência Artificial, Blockchain, Cloud, Data Analytics, Internet of Things, Cibernética, têm no conhecimento e progresso da Humanidade.

Note-se que a edição de 2020 não teve lugar, devido à limitações impostas pela pandemia do Covid-19. O anterior Congresso Africano de Contabilidade realizou-se em 2019 em Marrocos, Norte de África.

Nacional

en

2021-12-03T08:00:00.0000000Z

2021-12-03T08:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281578063945386

O Pais