EPaper

Defende que a indústria deve consolidar o seu processo de crescimento e inclusão no comércio global

Texto: Redacção Foto: MMO

O ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, participou, a 30 de Novembro do ano em curso, em formato virtual, na 19° Conferência Geral da UNIDO, sob o lema “Construindo um Futuro Melhor”. O evento pretendia expressar a importância estratégica da necessidade de acelerar, na próxima década, o Desenvolvimento Industrial Inclusivo e Sustentável.

Na sua intervenção, Carlos Mesquita realçou que “o lema, além de ser um desafio motivador à capacidade dos países em desenvolvimento se reinventarem face à conjuntura, representa um alerta à consciência colectiva no sentido de aceitar e comprometermo-nos a fazer, da resiliência, inovação e parceria global, variáveis incontornáveis para a alavancagem e modernização da indústria como um dos factores de transformação económica global”.

Referiu ainda que a indústria deve consolidar o seu processo de crescimento e inclusão no comércio global, privilegiando uma abordagem integrada, equilibrada e partilhada de longo prazo. Explicou também que é a solidariedade produtiva a nível dos Estados facilitada pelo sistema global multilateral dinamizado pela UNIDO, que vai fazer com que a indústria seja uma das soluções de impacto estruturante para os constrangimentos competitivos impostos pela narrativa da COVID-19.

O dirigente, ainda na sua intervenção, fez referência ao Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI), na perspectiva de mobilização de investimentos, tendo referenciado que as observações por si feitas em relação à indústria são a base que fundamenta o Programa Nacional Industrializar Moçambique 2021-2031, cujo objectivo é contribuir para o aumento da produção industrial assente na transformação local da matéria-prima de forma inclusiva e ambientalmente sustentável de modo a gerar emprego e renda, em especial para jovens e mulheres em vista de uma sociedade de renda média até ao ano 2035.

Com este evento, Moçambique pretende continuar a partilhar a sua perspectiva operacional sobre o país, bem como melhorar e integrar a sua economia, através do sistema de comércio multilateral, promover os sectores prioritários (agronegócios, infra-estruturas, energia, turismo, indústria, principalmente o PRONAI), a mobilização de investimento e a facilitação de parcerias em sede do conteúdo local.

Destaque

en

2021-12-03T08:00:00.0000000Z

2021-12-03T08:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281530819305130

O Pais