EPaper

Nobel de economia 2021 atribuído a Card, Angrist e Imbens

Ernesto Martinho Folha - UOL

Os economistas David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens ganharam o prestigiado Prémio Nobel de

Economia referente ao ano de 2021. O anúncio foi feito esta segunda-feira em Estocolmo, pelo presidente do Comité do Prémio de Ciências Ec

onómicas, Peter Fredriksson. O economista canadiano de 65 anos, David Card e professor de economia na Universidade da Califórnia; o norte-americano de 61 anos, Joshua Angrist e professor de economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Cambridge; e o holandês de 58 anos, Guido Imbens, também professor de economia na Universidade de Stanford, todos nos eua, foram escolhidos pelo júri como vencedores do Prémio Nobel de Economia 2021.

Os três economistas ganharam o prémio por, através do uso de experimentos naturais, ou seja, situações da vida real para calcular os seus impactos no mundo, procurarem entender as relações de causa e efeito em áreas como mercado de trabalho e educação. O trabalho foi considerado revolucionário para as pesquisas de campo, uma abordagem que acabou por se estender para outras áreas científicas.

De acordo com a Real Academia de Ciências da Suécia, os economistas trouxeram uma nova forma à pesquisa empírica nas ciências sociais e melhoraram significativamente a capacidade da comunidade de pesquisa de responder a perguntas de grande importância.

David Card recebeu o prémio pelas suas contribuições empíricas para a economia do trabalho. Já Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens foram laureados por suas contribuições metodológicas para a análise das relações de causa e efeito.

“Os estudos de Card sobre questões centrais para a sociedade e as contribuições metodológicas de Angrist e Imbens mostraram que experimentos naturais são uma rica fonte de conhecimento. A pesquisa deles melhorou substancialmente a nossa capacidade de responder às principais questões causais, o que foi de grande benefício para a sociedade”, disse Peter Fredriksson, presidente do Comité do Prémio de Ciências Económicas.

Os pesquisadores receberão um prémio monetário de 10 milhões de coroas suecas, cerca de USD 1,1 milhão, sendo que a metade vai para David Card e a outra metade será dividida entre Joshua Angrist e Guido Imbens.

Destaque

en

2021-10-15T07:00:00.0000000Z

2021-10-15T07:00:00.0000000Z

http://digital.opais.co.mz/article/281603833653215

O Pais